Trabalhadores e jovens colombianos estão nas ruas lutando contra os ataques do presidente Iván Duque e exigindo a prisão dos assassinos e responsáveis pelas mais de 35 mortes nos protestos que acontecem desde 28 de abril. Nesse dia, iniciou-se uma Greve Geral contra a reforma tributária que Duque pretendia impor, cujo resultado seria um grande aumento de impostos sobre a renda dos trabalhadores e produtos básicos, como alimentação, e se divulgou que há centenas de desaparecidos. A Greve Geral se tornou uma insurreição popular, que uniu a classe trabalhadora urbana e rural e a juventude, com um peso muito forte de setores oprimidos, como indígenas e negros.
As massas já venceram a luta para derrubar o projeto de Duque, que foi retirado. Mas, nessa luta, dezenas de manifestantes foram mortos, centenas foram feridos, outras centenas foram presos e muitas mulheres foram vítimas de violência sexual.
Duque e os militares devem pagar por essa violência!
Nós nos unimos à luta para derrubar o governo Duque e fazer com que ele e os responsáveis pelo massacre contra os manifestantes sejam presos! A Colômbia tem um dos governos mais submissos ao imperialismo norte-americano e é um “modelo” de neoliberalismo na América Latina. A conseqüência dessa política são a enorme pobreza, o desemprego e o aumento da inflação no país. Os ataques do governo Duque foram a gota d’água e as massas colombianas, ao lutar e derrotar o projeto de aumento de impostos, perceberam sua força e a possibilidade de conquistar muito mais.
A Colômbia mostra que o caminho da resistência e da vitória passa pela ação direta nas ruas! Que as massas tenham força para continuar lutando e construindo organizações de poder popular, para derrotar toda a burguesia e o imperialismo, por um governo de trabalhadores e povos oprimidos!
Fora Duque!
- Liberdade às presas e aos presos políticos!
- Julgamento e punição aos repressores e abusadores!
- Prisão para os assassinos e agressores dos manifestantes!
- Ação direta na rua, autodefesa e organização popular!
Comitê pelo Reagrupamento Internacional Revolucionário (CRIR)
Partido Socialismo y Libertad – Argentina
Movimento Revolucionário Socialista – Brasil
Partido Obrero Socialista – México
Freedom Socialist Party – EUA e Austrália